08 de junho, 2000 Publicado às 14h05 GMT | |
Será o café a salvação dos alérgicos?
Uma boa xícara de café forte ajuda a prevenir diversos tipos de reações alérgicas, podendo até impedir a ocorrência de choques anafiláticos mortais.
A descoberta foi feita por pesquisadores da Coréia do Sul.
Os testes foram realizados com ratos, mas os cientistas acreditam que o efeito pode ser o mesmo em seres humanos.
Alguns médicos, porém, não ficaram empolgados com os resultados. "Duvido muito que o café tenha muito efeito sobre alergias mais fortes", diz Fayed Assem, professor da University College of London.
Problemas crônicos
Os cientistas sul-coreanos descobriram que o café consegue reduzir a produção de histamina, uma substância emitida durante as reações alérgicas.
Eles aplicaram nos ratos injeções de um composto sintético chamado 48/80, elevando a emissão de histamina a níveis capazes de causar a morte dos animais.
Quando, porém, os ratos receberam também uma dose de cafeína, ainda que reduzida, o número de roedores mortos caiu pela metade.
"A cafeína pode ser útil no tratamento de reações alérgicas mais fortes e também para o dia-a-dia de quem sofre de alergias", diz o cientista Hyung-Min Kim, um dos autores do estudo.
Ceticismo
Já Francesca Levi-Schaffer, professora de farmacologia da Universidade Hebraica, em Israel, afirma que pessoas que sofrem de asma podem se beneficiar da inalação de cafeína.
Mas Fayed Assem acredita que uma xícara de café, mesmo forte, não consegue reduzir os níveis de histamina o suficiente para ajudar uma pessoa alérgica.
"Até certo ponto, a cafeína ajuda, mas eu diria que o efeito é bem pequeno", diz Assem.
"Acho que o pessoal está forçando um pouco a barra", concorda a médica Pam Ewan, presidente da Sociedade Britânicad de Alergia e Clínica Imunológica.
"É difícil imaginar uma situação em que o café seja tão eficiente assim."
ncG1vNJzZmivp6x7o67CZ5qopV%2BlvLPA1KCsnquVZLyuwc2dpqGnmpp8sLnHaWdpbmBtfXZ6x62k